Memórias do CM DE FORTALEZA

O CEARÁ DENTRO DO MOVIMENTO VICENTINO

Artigo de autoria do Confrade Luis Cavalcanti Sucupira, publicado na Revista do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará no ano de 1973.
Texto digitalizado disponível em: http://www.institutodoceara.org.br/revista/Rev-apresentacao/RevPorAno/1973/1973-CearaDentroMovimentoVicentino.pdf
A SSVP foi implantada no estado do Ceará em 8 de dezembro de 1879, com a criação da Conferência de São Francisco de Assis, na cidade de Aracati. A referida conferência teve como seu primeiro presidente o então Juiz da Comarca Dr Antônio Sabóia de Sá leitão. Recém transferido para a cidade de Aracati, não foi difícil para o juiz fundar a Conferência, contando com a aprovação e assistência do vigário local Padre João Franco de Sá. Teve o Dr Sá Leitão como companheiros da primeira hora os seguintes confrades: Vicente Ferreira dos Santos Caminha, Coriolano Francisco Ramos, Albino Rodrigues Soares, Manoel Cantionilio de Carvalho e Silva, Francisco José Ramos, Raimundo da Silva Ramos, José Carlos Gurgel Nogueira, e Coriguaci Saturnino Ferreira de Barcelos. A conferência foi agregada em 17 de Janeiro de 1881, figurando nessa aprovação como a vigésima do Brasil.
Menos de seis meses depois, em 11 de abril de 1880, outro ilustre magistrado Dr João Pedro Sabóia Bandeira de Melo fixava em Russas a segunda conferência Vicentina que recebeu a proteção dos Sagrados Corações, sendo agregada a 5/10/1885, como a 34ª em todo o Brasil.
A terceira conferência de São Vicente de Paulo no Ceará, sob a proteção de Nossa Senhora da Expectação, teve seu aparecimento na Cidade de Icó no dia 15 de agosto do mesmo ano de 1880, sendo seu fundador e primeiro presidente o senhor Albino Soares. Conseguiu agregar-se em 24/04/1882, primeiro do que a de Russas, pois está registrada como a 23ª em todo o Brasil. Essa conferência conseguiu, para alegria do Bispo Diocesano Dom Luiz Antônio dos Santos, que o comércio local daí por diante fechasse as portas aos domingos. Foi Dom Luiz Antônio, segundo Relatório do Presidente do Conselho Superior de Paris publicado no Boletim francês de fevereiro de 1889, o primeiro membro do episcopado brasileiro que recomendou nossa sociedade em um mandamento de 1873. O prelado congratulou-se publicamente com a nossa Sociedade a quem reconheceu e a qual procurou propagar cada vez mais em sua Diocese.
O presidente do conselho superior do Brasil no seu relatório do ano de 1881 consagra todo um capítulo as três conferências cearenses em funcionamento.
Quarta conferência: na cidade do Crato em 25/03/1882, sob a invocação de Nossa Senhora da Penha.
Quinta conferência: na cidade de Baturité,  em 18/05/1882 sob a invocação de Nossa Senhora da Palma.
Sexta conferência: na cidade de Aracati,  em 28/05/1882 sob a proteção do Divino Espírito Santo.
Sétima conferência: na cidade de Fortaleza,  em 8/09/1882 sob a invocação de São José.
Daí por diante as conferências multiplicaram-se em todo o estado: ao encerrar-se o século XIX, em 1900, o Ceará contava com um Conselho Central, 18 Conselhos Particulares e 108 conferências, das quais 71 já agregadas.

Sede do Conselho Metropolitano de Fortaleza, inaugurado em 21/07/1912, no centro de Fortaleza

VICENTINOS DE TAUÁ-CE ADQUIREM TERRENO PARA CONSTRUIR SEDE DA SSVP

Os vicentinos da Conferência Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Tauá-CE, durante o ano de 2020 e 2021 em plena pandemia da COVID-19, fizeram campanha por meio de Rifa e Bazar, e conseguiram recursos com os quais foi comprado um terreno onde será construída a Sede da Conferência, relatou seu presidente o Confrade Marcelino Pedrosa. A Conferência é vinculada ao Conselho Particular de Crateús, área do Conselho Central de Sobral e do Conselho Metropolitano de Fortaleza.
O terreno fica
próximo à igreja de São Vicente de Paulo, que também foi erigida pelos vicentinos na mesma cidade.

Terreno onde será construída a sede da Conferência

Membros da Conferência Nossa Senhora do Rosário