São Vicente de Paulo

Virtudes Vicentinas

Para servir na caridade, Vicente de Paulo deixou também como legado as suas cinco virtudes, colhidas do Evangelho de Jesus Cristo. São nelas em que a Espiritualidade Vicentina se baseia.
Simplicidade
Para São Vicente a virtude da simplicidade educa-nos na capacidade de desenvolver os valores da verdade, da sinceridade, da transparência. Viver plenamente a simplicidade nos ajudará a evitar sermos falsos uns com os outros e muito menos com o povo, por esta virtude somos chamados a ser simples, a dizer as coisas como são, sempre com sinceridade em relação à outra pessoa.
- - - - - - -
Humildade
São Vicente de Paulo define a Humildade como a virtude essencial à nossa missão. A Humildade é a virtude que nos torna capazes de reconhecer e admitir nossas fraquezas e limitações, criando assim a possibilidade de confiar mais em Deus e menos em nós mesmos. É a virtude que permite aos Pobres aproximar-se de nós e nos ajuda a ver como que todos somos iguais aos olhos de Deus.
- - - - - - -
Mansidão
Para São Vicente a mansidão é a virtude que permite à pessoa moderar sua ira e indignação. A mansidão não é agressiva, nem raivosa, nem barulhenta. Ajuda a construir a confiança de uns nos outros, porque, quando somos amáveis, os que são tímidos se abrirão em relação a nós. São Vicente escreveu: “Se não se pode ganhar uma pessoa pela amabilidade e pela paciência, será difícil consegui-lo de outra maneira”.
- - - - - - -
Mortificação
São Vicente afirma que por esta virtude somos interpelados a morrer para nós mesmos. É a virtude que pede que nos entreguemos totalmente, pensemos primeiro nos outros, pensemos especialmente nos Pobres antes de pensar em nós mesmos. Esta virtude educa-nos para o amor desinteressado pelo próximo em detrimento do nosso egocentrismo.
- - - - - - -
Zelo apostólico
Zelo apostólico é conseqüência de um coração verdadeiramente compassivo. Trata-se da paixão por Cristo, paixão pela humanidade e paixão especialmente pelo Pobre. O zelo é a virtude verdadeiramente missionária. Expressa-se em forma de disponibilidade, de disposição para o serviço e a evangelização mesmo quando as forças físicas já estão decadentes.
- - - - - - -

Curiosidades sobre São Vicente de Paulo

Corpo incorrupto
Cinquenta e dois anos após sua morte, o corpo de São Vicente foi exumado pela primeira vez diante de dois médicos, autoridades da Igreja e outras testemunhas. Foi encontrado incorrupto, com sinais de deterioração apenas no nariz e nos olhos. Os médicos atestaram que esta preservação não poderia ocorrer por meios naturais.
Vinte anos mais tarde, por ocasião da canonização, o corpo já estava em estado de decomposição devido a inúmeras inundações no terreno.
- - - - - - -
É feito Escravo
Uma viúva que gostava muito de ouvir as suas pregações de Vicente, ciente de que ele era pobre, deixou-lhe uma grande herança em dinheiro. Após ser ordenado sacerdote, Vicente viajou para Marselha a fim de receber essa herança que estava em posse de um comerciante naquela cidade.
São Vicente recebeu grande parte da herança; ia regressar de navio, por ser mais rápido e mais barato. Na viagem seu navio foi aprisionado por barcos de piratas e levado para a Tunísia, onde ele foi vendido como escravo.
- - - - - - -
Noite escura
Durante três ou quatro anos, Padre Vicente padeceu intensamente uma crise de fé. Esse período ficou conhecido como noite escura do espírito, pois São Vicente havia se oferecido a Deus para sofrer no lugar de um teólogo amigo seu, as tentações contra a fé que este vinha sofrendo e lhe confidenciara.
Finalmente soou a hora da Providência: quando, movido pela graça, São Vicente de Paulo tomou a resolução de entregar-se ao serviço dos pobres, por amor a Jesus Cristo. Nesse momento, as trevas interiores se dissiparam e ele sentiu sua alma cheia de luz. Foi este o marco inaugural de sua gloriosa trajetória como apóstolo da caridade.
- - - - - - -
Suas correspondências
Muitas cartas de São Vicente se perderam na Revolução Francesa. Juntando as descobertas, tem-se o número de 2.769 cartas, não sendo consenso entre os estudiosos que todas sejam originais. Dessas cartas, em torno de 400 foram remitidas a Luísa de Marillac.
- - - - - - -